

Porque temos pesadelos?
Os pesadelos nada mais são do que sonhos ruins que despertam sensações de medo, angústia, tristeza e raiva.Pelo menos metade da população mundial tem esse tipo de sonho e entre 2% a 8% dos adultos sofrem com pesadelos frequentes.
Assim como os sonhos, os pesadelos costumam acontecer durante a fase mais profunda do sono, conhecida como REM (sigla em inglês para movimento rápido dos olhos). Esse estágio dura, em média,meia hora e pode se repetir até seis vezes por noite.
O que causa o pesadelo?
As razões pelas quais os pesadelos acontecem ainda não são claras, mas há algumas possibilidades.Uma delas é que, assim como os sonhos, eles podem refletir situações que não conseguimos lidar muito bem diariamente. Estresse, ansiedade, rotina de sono irregular, uso de medicamentos antidepressivos e para hipertensão podem aumentar o risco de ter pesadelos.Pessoas que sofreram algum tipo de trauma recente, como acidentes, assalto, estupro,morte de uma pessoa querida, tendem a ter sonhos ruins cuja temática esteja, de alguma maneira, ligada ao estresse a que foram submetidos.
* Metade das crianças entre 3 e 6 anos também tem sonhos ruins constantemente.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Montreal, no Canadá, a partir da narrativa de cerca de dez mil sonhos, mostrou que a agressão física é o tema mais frequente relatado em pesadelos, citado por 31,5% dos entrevistados. Morte, preocupações com saúde e ameaças são outros temas recorrentes.
De acordo com o estudo, os homens costumam ter mais pesadelos com temas envolvendo desastres e calamidades, como inundações, terremotos e guerra. Já temas que envolvem conflitos interpessoais são duas vezes mais frequentes nos pesadelos das mulheres.
Imagem : Pixabay CC0 Public Domain
Fontes: Luciano Ribeiro, neurologista do Instituto do Sono, e Rosana Cardoso Alves,
neurologista especializada em Medicina do Sono do laboratório Fleury.Uol notícias