


A lua curiosidades e seus segredos
A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa 1⁄81 da sua massa. Entre os satélites cuja densidade é conhecida, a Lua é o segundo mais denso.Estima-se que a formação da Lua tenha ocorrido há cerca de 4,5 mil milhões* de anos, relativamente pouco tempo após a formação da Terra. Embora no passado tenham sido propostas várias hipóteses para a sua origem, a explicação mais consensual atualmente é a de que a Lua tenha sido formada a partir dos detritos de um impacto de proporções gigantescas entre a Terra e um outro corpo do tamanho de Marte.
A ida a Lua.
Foi no dia 20 de julho de 1969 que o mundo assistiu ao pouso do Apollo 11 no solo lunar.Duas horas após a chegada, Neil Armstrong saiu da nave e entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua. Até hoje, há quem duvide desse feito dos americanos, mas a verdade é que a Lua sempre despertou curiosidades.A Lua é o único corpo celeste para além da Terra no qual os seres humanos já pisaram.O Programa Luna, da União Soviética, foi o primeiro a atingir a Lua com sondas não tripuladas em 1959.
O Programa Apollo, do governo dos Estados Unidos, permitiu a realização das únicas missões tripuladas até hoje ao satélite, desde a primeira viagem tripulada em 1968 pela Apollo 8, até seis alunagens tripuladas entre 1969 e 1972, a primeira das quais a Apollo 11. Estas missões recolheram mais de 380 quilogramas de rochas lunares que têm sido usadas no estudo sobre a origem, história geológica e estrutura da Lua.
Como a Lua influencia nas marés?
Com a sua força gravitacional, a Lua "puxa" os oceanos em sua direção. Essa força tem a ver com a massa dos corpos e a distância entre eles.
Quanto maior e mais perto, maior a força. O Sol também afeta as marés, mas menos, já que está mais longe da Terra do que a Lua. As marés mais altas ocorrem quando Sol e Lua estão do mesmo lado da Terra, somando as suas forças.
E se a lua desaparecesse?
Dentre as possíveis consequências, o professor Enos Picazzio destaca duas: mudanças climáticas e no ecossistema marinho. "As estações sazonais são consequência da inclinação do eixo de rotação da Terra. Se essa inclinação variar, o ciclo sazonal muda, alterando as
zonas climáticas e provocando longos períodos de glaciação nos hemisférios", explica. Como a Lua influencia as marés, seu desaparecimento afetaria a vida marinha."A circulação de correntes marinhas arrasta pequenos organismos vivos, como o plâncton,fundamentais na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos".
O lado oculto da lua
O lado oculto da Lua (indevidamente também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra devido estes corpos estarem em rotação sincronizada. Contudo, sabe-se que toda a superfície da Lua recebe iluminação do Sol, em períodos distintos,sendo que o por muitos denominado lado escuro recebe luz durante a fase da lua nova.
O fato de depois de certo tempo nenhum humano mais pos os pés na lua mesmo numa época de imensa técnologia,surgiu a conspiração de que existe atividade no lado oculto da lua,na qual a Nasa manteria em segredo do resto da humanidade. Teorias sobre aliens vivendo no lado negro,bases americanas ultra secretas e até uma teoria de que os nazistas estariam escondidos la,de fato algumas provas são bem convincentes, recentes imagens divulgadas pela Nasa mostram o que seriam construções na Lua. Abaixo algumas imagens estramente misteriosas sobre misterio de construções ocultas lunares muitas circulando pela internet são realmente falsas, as de baixo foram tiradas diretamente do Lunomaly Research Group.LLC em ligação com a Nasa,as imagens não foram alteradas.É possível perceber sinais de construções,porém nenhum responsável da Nasa admitiu tais evidencias.Porém muitos astronautas admitem ter tido contato com seres extraterrestres na Lua e que foram silenciados por anos.




