

O efeito do calor no comportamento humano.
Agressões, roubos e acidentes de trânsito ocorrem com maior frequência em dezembro
no Brasil.
O fenômeno tem chamado a atenção de cientistas pelo fato de o Brasil no verão
ter os mesmos índices comparativos altos de crimes do que países Africanos e do
Oriente Médio onde o clima também é extremamente quente.Recentemente pesquisas tem comprovado que o clima tem o poder de influenciar e muito o comportamento humano, aumentando a atividade cerebral,estimulando o sexo
e impulsionando o lado violento sub consciente do ser humano."Altas temperaturas mexem com a pressão arterial e produzem uma sensação de desconforto, levando muitos a extravasarem suas emoções", disse a diretora do Departamento de Psicologia da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Raquel Almqvist, que completa:"as pessoas que vivem em cidades grandes estão sujeitas a vários fatores estressantes no trânsito, como engarrafamentos, possibilidades de atraso, sem contar que muitos motoristas têm uma falsa
impressão de segurança, achando que estão mais fortes dirigindo um veículo. Esses fatores todos somados ao calor, levam muitos a um estado permanente de agressividade".
A saúde no verão e cuidados básicos.
DOENÇAS DE PELE - a exposição ao sol facilita a proliferação de fungos e bactérias, vetores de micoses e outras doenças de pele. Até os banhos podem ser prejudiciais, já que quando aumenta o número de banhos tomados por dia, a oleosidade da pele diminui,
afetando a defesa natural da mesma.
DESIDRATAÇÃO - a transpiração excessiva, sem a reposição de água, pode provocar a desidratação que, quando severa, resulta em febre altíssima, convulsão e morte. Por isso, em dias quentes é preciso usar e abusar dos líquidos,beba muita água!
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS - além das crises de asma, bronquite e rinite acontecerem com maior frequência devido ao tempo seco, os resfriados e gripes também são potencializados pelo clima quente. O organismo precisa de um tempo para se adaptar às mudanças de temperatura, e como nesta época elas são bruscas, isso afeta o sistema imunológico facilitando o aparecimento das doenças.
É importante evitar pegar sol desnecessário e manter locais internos bem arejados.
DENGUE - o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti se prolifera mais facilmente em temperaturas quentes, o que aumenta a chance de infecção. Em dias normais, o ciclo reprodutivo do inseto é de 15 dias, que se reduz para apenas cinco quando os termômetros ultrapassam a casa dos 30 graus.Evite manter recipientes com água parada.
INSOLAÇÃO - a temperatura do corpo fica alta devido à exposição ao sol, o que provoca intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura. Além disso, se o corpo estiver desidratado, os efeitos da insolação aumentam,por isso cuidado com o sol e protetor solar são indispensáveis ein!
Imagem: Public domain Pixabay
Fonte: ITNET