top of page

Pesquisadores filmam tubarões vivendo dentro de um vulcão!

 

 

Um grupo de pesquisadores da National Geographic encontrou tubarões que moram dentro de um vulcão ativo!O vulcão em questão é o Kavachi, que fica localizado no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Salomão, na Oceania. Por ser submarino,ele está rodeado de águas quentes e ácidas, que dificultam o mergulho de humanos no local.Mesmo o vulcão estando ativo,não é sempre que entra em erupção,a pergunta queos pesquisadores fazem é:como os animais sabem quando o vulcão entra em erupção?
Os vulcanólogos não sabem precisar quando o Kavachi entra em erupção, devido à dificuldade de se estudá-lo.Ano passado, uma pequena quantidade de fumaça foi vista emergindo das águas que cobrem o vulcão. Mas explosões maiores ocorreram na região em 2004 e 2007.
Os robôs utilizados para estudar a superfície do vulcão capturaram várias espécies de animais, e entre medusas, caranguejos, arraias e tubarões-martelo. Além disso, os pesquisadores conseguiram raras imagens do tubarão-dorminhoco, que habita, normalmente, o norte dos oceanos Pacífico e Atlântico.Provavelemente estes animais não resistam ao calor extremo,mas o que vem a seguir resiste...e como resiste.

 

 

Tardígrado - O Animal mais resistente do planeta.

 

Ele consegue resistir a temperaturas superiores a 150°. E inferiores a 270º Tardígrado é um animal microscópico que vive em finas películas de água.Os cientistas acreditam que os tardígrados possam ser os primeiros animais terrestres a colonizar outro planeta. Por isso tem gente que acha que esses bichinhos provavelmente vieram de lá.Criptobiose: o nome científico desse estado em que ficam os tardígrados quando tão fora da água. É o que explica a professora Clélia Rocha, da Universidade Rural de Pernambuco, ela é especialista em tardígrados. “Nesse processo, ele consegue desidratar o corpo, fabricar um revestimento extra da cutícula do corpo, e essa desidratação inibe as reações que os levaria a morte.”, explica Clélia Rocha, pesquisadora.“Especificamente, no que diz respeito aos tardígrados, tem um registro da história evolutiva dele.
Tem registro fóssil e a história está toda documentada de uma existência desenvolvida no planeta Terra."diz Clélia Rocha.

A maioria tem entre 0,3 e 0,5 milímetro de comprimento, mas a maior espécie pode alcançar 1,2 milímetro. O corpo tem quatro segmentos (sem contar a cabeça), quatro pares de pernas sem articulações, e oito patas com quatro a oito garras em cada. A carapaça contém quitina e é trocada periodicamente.

Tardígrados são eutélicos, com todos os tardígrados adultos tendo o mesmo número de células. Algumas espécies têm até cerca de 40000 células nos adultos, enquanto outras têm bem menos. Apesar do tamanho minusculo, o Tardigado é considerado um animal pela ciência devido a seus componentes vitais de seu corpo.

O Tardígado

Fonte:Mother mature network  

           G1 Fantástico

 

Imagens: Public Domain CC0 Pixabay 

                Wikipedia

  

bottom of page